Conecte-se conosco

Geral

Caos em Canoas: prefeito interino demite delegado de polícia e contrata ex-integrante da quadrilha do “Seco”

Publicado em

em

Delegado Guilherme Pacífico conversou com o colunista Flavio Pereira.

Canoas, colocada no ranking dos municípios mais ricos da região sul do País, vive inédito período de insegurança jurídica em razão do novo afastamento do prefeito Jairo Jorge, que se prolonga há mais de um ano sem qualquer condenação e dos atos praticados pelo interino, o vice Nedy Vargas, que chocam a comunidade.

Uma das primeiras medidas do prefeito Jairo Jorge ao retornar ao cargo em março de 2023 foi criar um importante Núcleo de Transparência, com a finalidade de prevenir e punir quaisquer atos de improbidade ou desvios de conduta na Prefeitura de Canoas, convidando para integrá-lo figuras reconhecidas pela seriedade e competência em seus órgãos de origem, e com trajetória profissional irrepreensível.

Prefeito interino implodiu gabinete da Transparência em Canoas

Aproveitando-se de um novo afastamento do prefeito Jairo Jorge, o vice-prefeito Nedy, após deixar o hospital onde se recuperava de uma grave cirurgia cardíaca (e para o qual deverá retornar nos próximos dias, para nova intervenção), resolveu partir para uma exoneração em massa de cargos nomeados pelo Prefeito titular e implodir o gabinete da transparência. Dentre os exonerados está Rosane Rossatto Braz Paiani, a principal autoridade da transparência na gestão do município, responsável por colocar em dia os processos administrativos disciplinares e que se notabilizou por ser extremamente rigorosa com desvios na administração pública. Servidora de carreira da Procuradoria-Geral do Estado, Rosane Paiani foi cedida pela PGE, por atos do Procurador-Geral do Estado, Eduardo Cunha Costa, e do Governador Eduardo Leite, a pedido de Jairo Jorge, para assumir a Ouvidoria-Geral do Município, com atribuições de Corregedora. Antes dela, já haviam sido exonerados o advogado Luís Alexandre Markusosns, Autoridade de Transparência, e Clarice Lazarin, Controladora-Geral do Município. Outro nome que esteve entre dispensado por Nedy foi o Procurador-Geral do Município, Desembargador aposentado Orlando Heemann Júnior.

Em Canoas, delegado foi demitido e ex-membro de quadrilha, contratado

Outro ato do prefeito interino, deixa os canoenses arrepiados: Alexandre Machado, nomeado pela portaria 6.298/23 para cargo de confiança no gabinete pessoal do prefeito Nedy, integrou a famosa quadrilha do Seco, e foi preso pelo Delegado Guilherme Pacífico, coincidentemente Secretário da Segurança de Canoas, agora exonerado.

Delegado Pacifico confirma os fatos

Secretário da Segurança Pública, com notável currículo nacional, o Delegado de Polícia Guilherme Pacifico, que já comandou diversas áreas da Polícia Civil gaúcha, e foi subsecretário de Integração Institucional da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social do Espírito Santo, acabou exonerado pelo prefeito interino Nedy Vargas. Pacifico confirmou ontem ao colunista a informação sobre o novo contratado para o gabinete do chefe do executivo, que inclusive foi preso por ele, em operação policial:

“Sim, foi preso e indiciado em 2006, quando da captura da quadrilha de José Carlos dos Santos, o Seco”.

Osmar Terra diz que no caso da desoneração da folha, “Lula dá tapa na cara do Congresso”

A decisão do presidente Lula em passar por cima de decisão soberana do parlamento brasileiro, que garantiu a desoneração da folha das empresas, e editou Medida Provisória que volta a onerar mais a folha dos empregados, mereceu críticas do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS):

“Foi um tapa na cara do Congresso e um golpe nas empresas brasileiras, para aumentar a arrecadação a qualquer custo. Eu avisei em julho que isso iria acontecer com o novo Arcabouços Fiscal.” Terra, ex-ministro, condena o desrespeito à uma decisão majoritária dos representantes do povo e mais um fardo nas costas das empresas brasileiras:

“Vão quebrar muitas empresas e reduzir empregos em todo país. Esse é o governo que veio para aumentar gastos e impostos, a qualquer custo. O Congresso tem que reagir para não se desmoralizar. Com o golpe dado, contra decisão do Congresso que manteve a desoneração da folha de empregados de milhares de empresas no Brasil, o Governo Lula comete seu erro mais grave. de reduzir atividade econômica e reduzir empregos, irá reduzir a arrecadação a médio prazo. Só um governo cego pelo desespero arrecadatório, não vê isso”, conclui Osmar Terra.

Deputado Delegado Zucco insiste na transparência dos dados sobre incentivos fiscais

Autor da proposta que dá transparência aos beneficiários e respectivos valores dos incentivos fiscais no estado, o deputado Delegado (Republicanos) informa que “vou continuar insistindo na divulgação dos valores recebidos pelas empresas em razão dos benefícios fiscais. O prazo de 30 dias que o TCE (Tribunal de Contas do Estado) tem para me responder venceria neste sábado (30) mas está suspenso desde o dia 20 pelo recesso do Tribunal. A resposta já saiu do gabinete do Conselheiro e foi para a Presidência.” Zucco esclarece que solicitei ao TCE os valores de todos benefícios fiscais e nomes das empresas para ver quais produtos poderão ter reajustes nos preços. Além disso protocolei também projeto de lei que obriga a inclusão desses dados nos sites oficiais do Estado pois NÃO HÁ mais sigilo disso desde 2021.”

FONTE: O SUL

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *