Conecte-se conosco

Rio Grande Do Sul

Ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul afirma que a prioridade é drenar a água empoçada no Estado

Publicado em

em

Ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul afirma que a prioridade é drenar a água empoçada no Estado

O ministro extraordinário da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, afirmou que, no momento, a prioridade é drenar a água empoçada em Porto Alegre e nos municípios da Região Metropolitana.

Segundo ele, o governo federal estuda, junto a prefeitos e ao governo gaúcho, uma forma de escoar a água. O ministro afirmou que os gaúchos poderão usar bombas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e também as utilizadas na transposição do rio São Francisco.

O transporte dos equipamentos ao RS seria feito com o auxílio das Forças Armadas. “Se nós não tivermos um sistema capaz de jogar essa água para fora, ela vai demorar meses”, disse o ministro em entrevista na quinta-feira (16).

Pimenta destacou que a Região Metropolitana de Porto Alegre fica quase no nível do mar e é permeada por muitos rios, por isso, a área é protegida por sistema de diques para impedir a entrada de água nas cheias.

“Infelizmente, nessa grande enchente, vários desses diques vazaram. Com isso, as cidades estão embaixo d’água. Mesmo que o rio baixe, a água não vai embora. São milhares de residências. Isso não nos permite sequer saber quantas casas foram atingidas, quantas casas ainda poderão ser recuperadas” explicou Pimenta.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *