Conecte-se conosco

Geral

Rio dos Sinos sobe 50cm em poucas horas e famílias são removidas

Publicado em

em

Créditos: Rodrigo Machad

Durante a madrugada de segunda-feira, 20 de novembro, o nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo teve uma elevação abrupta e atingiu algumas casas no loteamento São Geraldo, bairro Feitoria e na rua das Camélias, bairro Pinheiro. Entre a meia-noite e às 6h, o nível subiu cerca de 50cm. Às 9h, o nível estava em 5,61m, em medição na régua do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), instalada na rua da Praia. A Defesa Civil também monitora a situação do nível do Rio dos Sinos a montante em Taquara e Campo Bom, pois servem de parâmetro para as projeções do nível em São Leopoldo.

Até o momento sete famílias estão desabrigadas e foram acolhidas na sede do Alfa Futebol Clube e do CTG Grupo Candeeiro, no loteamento São Geraldo. Mais de 10 famílias desalojadas receberam abrigo na casa de parentes. As ruas mais afetadas foram Barros Cassal e Alberto Ramos; e no final das ruas Pottenstein, Frederico Mayer, Carlos Bier. A Prefeitura de São Leopoldo disponibilizou caçambas e retroescavadeiras para ajudar na remoção dos desabrigados. A Secretaria de Assistência Social (SAS) também está auxiliando as famílias com alimentos, materiais de higiene, colchões. Equipes da RGE também estiveram nos locais para desenergizar a fiação de energia elétrica. No domingo (19), equipes da Defesa Civil estiveram nessas comunidades ribeirinhas para alertar sobre a possibilidade de elevação do rio, o que acabou se confirmando.

Emergência

A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por estes canais de comunicação.

Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

[Texto e foto: Jornalista Rodrigo Machado – MTb 14.433 | Scom/PMSL]

Fonte: Prefeitura de São Leopoldo

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *