Conecte-se conosco

Educação

São Leopoldo realiza etapa municipal da Conferência Nacional Extraordinária de Educação

Publicado em

em

Thales Ferreira

O Fórum Municipal de Educação de São Leopoldo (FME/SL) realiza até 31 de outubro a Etapa Municipal da Conferência Nacional Extraordinária de Educação (Conae) para debater o Plano Nacional de Educação PNE (2024-2034). A conferência é a oportunidade de profissionais da educação, mães, pais e responsáveis, estudantes, dirigentes, parlamentares, movimentos e demais atores sociais discutirem o documento-referência do plano e propor uma agenda de Estado para a educação brasileira. A abertura da Etapa Municipal Conferência Nacional da Educação será no sábado, 28 de outubro, a partir das 8h30, em formato virtual pelo canal do Youtube do FME/SL: https://www.youtube.com/@ForumMunicipaldeEducacaoSL/playlists

Neste ano o tema é “Plano Nacional de Educação (2024-2034) – política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. No dia 26, ocorreu a etapa preparatória (Dia D), onde foram apresentados os eixos temáticos de forma resumida. O modelo foi pensado para tornar o debate acessível a toda a comunidade escolar, possibilitando a participação amplificada de todos os segmentos que compõe as instituições de ensino. Na segunda-feira, 30 de outubro, das 18h às 22h, ocorrerão os debates por eixos através da plataforma Google Meet. Na terça, no mesmo horário e plataforma, será realizada a plenária final. 

De acordo com Renata Mattos, uma das coordenadoras da etapa municipal pela Secretaria Municipal de Educação, a conferência deve ser a expressão de processos democráticos de debate para a educação brasileira, marco de efetivo comprometimento com a construção coletiva e o debate social do Plano Nacional de Educação (PNE). “É o PNE que apresenta as diretrizes, metas e ações para a conformação de uma efetiva política de Estado para a educação, sempre com o horizonte de assegurar democratização, universalização, qualidade social, inclusão, igualdade, equidade e respeito às diversidades”, explica.  A etapa municipal também tem a coordenação do Conselho Municipal de Educação e Ceprol Sindicato. 

O documento referência da Conaee 2024 será debatido, apreciado e analisado pelos/as profissionais de educação, Conselhos Escolares, Grêmios/Diretórios Estudantis e comunidade, em assembleia de colegiado e reuniões administrativo-pedagógicas, organizadas pelas escolas e/ou instituições de ensino. 

Link para inscrição na Etapa Municipal do Conae e para concorrer a delegado (a) na Etapa Estadual:

https://docs.google.com/forms/d/1mOMRgXzlS3G22XowyaG6XTGgkkW6k7qbdcJzF9qO2D4/edit

DATAS IMPORTANTES: 

26/10 (Quinta-feira) – das 8h às 22h – Dia D – Etapa preparatória

28/10 (Sábado) – 8h30 – Plenária de Abertura

30/10 (Segunda-feira) – 18h às 22h – Debate por eixos

31/10 (Terça-feira) – 18h às 22h – Plenária final

[Foto: Thales Ferreira | Texto: Jornalista Monique Marcolin – Mtb 12.741 | Scom/PMSL]

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *