Conecte-se conosco

Região Metropolitana

Surto de dengue é identificado no bairro Estância Velha, em Canoas

Publicado em

em

Além da aplicação de inseticida, são realizadas varreduras em diferentes bairros da cidade com o objetivo de eliminar todos os focos de dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, identificou um surto de dengue no bairro Estância Velha, com dez casos positivos da doença confirmados na região desde o início de dezembro do ano passado.

Com o objetivo de eliminar o mosquito adulto Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus –, duas equipes do Departamento de Zoonoses aplicaram inseticida, no fim da tarde de terça-feira (9), perto da unidade de saúde do bairro, localizada na rua São Matheus, s/n°.

Conforme o médico veterinário e técnico da Equipe de Controle de Zoonoses, Roger Halla, a aplicação buscou efetuar o bloqueio vetorial da área para eliminar o mosquito. “O trabalho de pulverização deve ser repetido entre sete e dez dias, nas imediações da unidade de saúde”, informou o profissional.

Além da aplicação de inseticida, são realizadas varreduras em diferentes bairros da cidade com o objetivo de eliminar todos os focos de dengue.

O secretário municipal de Saúde, Jurandir Maciel, ressaltou que é fundamental a atenção dos canoenses para a doença. “Neste momento, é importante que todos colaborem com o Poder Público no enfrentamento da dengue. A população deve permitir o acesso dos agentes aos seus imóveis para receber as devidas orientações e fiscalização”, alertou.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são: dor de cabeça, dor muscular, dor atrás dos olhos, febre alta, náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral. Ao perceber algum desses sintomas, é necessário procurar uma unidade de saúde.

FONTE: O SUL

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *