Geral Vendas do comércio na Páscoa devem crescer 4,5% no Brasil e chegar a R$ 3,44 bilhões Publicado em 6 meses atrás em 14/03/2024 Por 81fm a gostosa de ouvir Share Tweet O comércio brasileiro espera um faturamento total de R$ 3,44 bilhões em vendas relacionadas à Páscoa. Isso representa um crescimento de 4,5% na comparação com o ano passado, já descontada a inflação. A estimativa foi divulgada nesta quarta-feira (13) pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e abrange itens característicos como chocolate, bacalhau e vinhos. A Páscoa é a sexta data comemorativa mais relevante para o comércio. Se confirmada a expectativa, será o quarto ano seguido de alta nas vendas. A trajetória de crescimento que vinha sendo observada desde 2016 foi interrompida apenas em 2020, ano em que se iniciou a pandemia de covid-19, que afetou severamente toda a economia. Quatro estados devem responder por mais da metade (51%) do total de vendas esperadas: São Paulo (R$ 948,08 milhões), Minas Gerais (R$ 352,57 milhões), Rio de Janeiro (R$ 243,19 milhões) e Rio Grande do Sul (R$ 194,18 milhões). Já em relação à evolução anual do faturamento, os maiores destaques são Santa Catarina e Minas Gerais, com crescimentos de 7,4% e 7,2%, respectivamente. O levantamento da CNC aponta que a Páscoa deste ano vem acompanhada de grande alta de importação de itens típicos do período. As compras externas de chocolate devem alcançar 3,35 mil toneladas, avanço de 21,4% em relação a 2023. No caso do bacalhau, deve haver um crescimento mais significativo, 61,9%. São 7,12 mil toneladas, a maior importação registrada desde o início do levantamento, em 1997. Preços A pesquisa da CNC aponta que os preços dos produtos e serviços típicos estarão 5,2% mais caros este ano. Essa “inflação da Páscoa” é superior à inflação oficial acumulada no país em 12 meses, 4,5%. A lista de itens inclui chocolate, pescado, bacalhau, bolos, azeite de oliva, refrigerante e água, vinho e alimentação fora de casa. O único que deve chegar mais barato este ano é o bacalhau, com recuo de 3,2% no preço. Já o grande vilão é o azeite de oliva, que ficou 45,7% mais caro em relação à última Páscoa. De acordo com a CNC, a valorização do real frente o dólar ajudou a tornar mais baratos preços de produtos importados. A taxa de câmbio, que às vésperas da Páscoa de 2023 se situava em R$ 5,20, atualmente se encontra perto dos R$ 5 – um recuo de quase 4,3%. Tópicos Relacionados: A seguir Consumidores brasileiros gastaram R$ 6,4 bilhões em encomendas internacionais em 2023 Não perca Produção agrícola brasileira deve cair 4,7% em 2024 devido às condições climáticas Continue lendo MAIS DESTAQUES Clique para comentar Deixe uma Resposta Cancelar respostaO seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *Comentário * Nome * E-mail * Site Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar. Publicidade Últimas Mais lidas Cultura3 semanas atrás Saiba quais são os 20 museus mais visitados do mundo; Louvre, em Paris, lidera o ranking Mundo3 semanas atrás Dois dias após a morte de Silvio Santos, SBT completa 43 anos Política3 semanas atrás Senado já tem quase 50 pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Rio Grande Do Sul4 semanas atrás FRAUDE NO RS Rio Grande Do Sul4 semanas atrás Lula realiza nesta sexta a sua quinta visita ao Rio Grande do Sul desde o início das enchentes